#paratodosverem Jéssica Franco sorrindo, em pé ao lado de um cravo de dois teclados, em um palco.

Jéssica Rocha Franco

Possui Mestrado Acadêmico em Musicologia pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), onde licenciou-se em música e foi orientada pela renomada organista e pesquisadora Dr.ª Dorotéa Kerr, é formada em cravo e flauta barroca pela Escola Municipal de Música de São Paulo (Fundação Theatro Municipal), pedagoga pela Universidade de São Paulo (USP), flautista pelo Conservatório Dramático e Musical de Tatuí (Unidade de Música Antiga), com especialização em Educação Inclusiva pela Universidade Braz Cubas e formação técnica em Piano Erudito pelo Conservatório Musical Beethoven.  Leciona música desde 2011 com aulas particulares, iniciou os estudos musicais ainda na infância em sua igreja, tornando-se organista aos onze anos. Tem como publicações acadêmicas fruto de seus anos na UNESP os títulos: "Processos de leitura da polifonia barroca para teclados e possíveis abordagens de transcrição braille" (Dissertação de Mestrado) e "O dedilhado antigo aplicado à música barroca para teclado: estudo de três obras" (Trabalho de conclusão de curso), o qual dedicou ao finado mestre Nicolau de Figueiredo, seu primeiro professor de cravo, sucedido por Fernando Cordella. É editora braille, especialista em musicografia braille, e atua ativamente na prestação de serviço para gráficas especializadas, com a diagramação de livros braille didáticos, tendo integrado o grupo de editores contratados pela Fundação Dorina Nowill nas últimas três edições do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) . Fundou em 2018 a marca de serviços musicais e editoriais Rocha & Franco Musicalidades. Saiba mais clicando aqui. 

Jonathan Franco Rocha

Bacharel em Composição pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), onde estudou com o pianista Dr. Claudio Richerme, obteve experiência em performance através de recitais solo em museus de São Paulo, além de participação em montagens de ópera e apresentações como pianista correpetidor. É formado em Piano pelo Conservatório Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira (Minas Gerais), e editor braille co-fundador da marca de serviços musicais e editoriais Rocha & Franco Musicalidades com Jéssica Franco, sua esposa.  Leciona piano desde 2010 e se dedica à transcrição e editoração de partituras musicais em braille desde 2012, distribuindo partituras braille para músicos cegos em todo o Brasil. Autor dos cinco livros de musicografia braille da Coleção Regionais publicados pela Fundação Dorina Nowill Para Cegos, também tem edições braille disponibilizadas pelo International Music Score Library Project IMSLP. Sua formação como editor braille começou com os ensinamentos do saudoso professor Zoilo Lara de Toledo, braillista incansável que trabalhou durante seis décadas em favor da disseminação dos conhecimentos sobre musicografia braille no Brasil e prestou contribuição nos trabalhos pela unificação internacional da musicografia braille. Saiba mais em: Manual Internacional de Musicografia Braille.

Atualmente, Jonathan atende demandas particulares e de instituições para editoração braille de livros literários, didáticos e de partituras musicais, em conjunto com Jéssica Franco. Participou das últimas três edições do Programa Nacional do Livro Didático pela Fundação Dorina Nowill Para Cegos.

Saiba mais, acesse o Saiba mais sobre editoração de partituras clicando aqui. 

#paratodosverem Jonathan Franco sentado ao lado do piano de sua sala de aula. Ele veste terno e gravata, e está sorrindo. Outra fotografia, em seguida, o mostra sentado ao piano em frente o quadro icônico do Museu do Ipiranga, "Grito do Ipiranga", tocando em um recital solo.